quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Nobel de Química fará palestra em Salvador

Na próxima sexta-feira (25), o prêmio Nobel de Química, Harry Kroto, estará em Salvador para tratar sobre o tema Criatividade Sem Fronteiras. O evento, marcado para às 16h, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade Federal da Bahia (UFBA), integram as comemorações dos 60 anos do Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Ano Internacional da Química (AIQ 2011).

A palestra, que é uma promovida pelo Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com o apoio da Fundação Conrado Wessel (FCW), Sociedade Brasileira de Química (SBQ) e Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Energia e Ambiente (INCT E&A) e Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal da Bahia (UFBA), contará com serviço de tradução simultânea, do inglês para português. A conferência será ministrada gratuitamente e é aberta para o público em geral.

Em outubro, outro Nobel de Química, Martin Chalfie, esteve na capital baiana para participar da Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Nobel falará sobre Criatividade Sem Fronteiras

Sobre Harry Kroto
O professor da Universidade do Estado da Flórida (USA) iniciou o seu trabalho na Universidade de Sussex na Inglaterra, quando lançou um programa de pesquisa para buscar cadeias de carbono no espaço cósmico. Seus estudos identificaram a molécula cianoacetileno (H-C=C-C=N). O grupo de de Kroto buscava evidências espectrais de moléculas mais longas, como o cianobutadieno (H-C=C-C=C-C=N) e o cianohexatrieno (H-C=C-C=C-C=C-C=N) e as encontrou entre 1975 e 1978.

No ano de 1985, o professor provou que as estrelas podiam produzir as cadeias de carbono e revelou a existência de moléculas do tipo C60, denominada posteriormente de fulereno. A concessão do prêmio aconteceu em 1996. O professor realiza pesquisas em Nanociência e Nanotecnologia e dedica parte de seu tempo e esforços para divulgação científica, por meio da Fundação Vega na Inglaterra.

via:http://oprofessorweb.wordpress.com/2011/11/23/nobel-de-quimica-fara-palestra-em-salvador/


Nenhum comentário:

Postar um comentário