quinta-feira, 8 de setembro de 2011

A AGÊNCIA UNEB DE INOVAÇÃO INCENTIVA OS PESQUISADORES DA UNEB A SUBMETEREM SEUS PROJETOS AO EDITAL FAPESB 021/2011 – INDICAÇÃO GEOGRÁFICA

Reconhecendo o potencial do estado da Bahia como grande desenvolvedor de produtos e processos, fato esse que é advindo do crescimento científico da região, a FAPESB - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia lançou no último dia 26, em comemoração aos seus 10 anos, o Edital de Apoio a Projetos de Caracterização de Indicação Geográfica (IG) no Estado da Bahia.

O edital tem o objetivo de apoiar projetos que tenham a finalidade de identificar e caracterizar um produto ou serviço como originário de um local ou região do Estado da Bahia, com determinada característica vinculada essencialmente a esta sua origem particular. Os Projetos submetidos deverão ter como resultado final a habilitação para o pedido de proteção, na forma de Indicação Geográfica (IG), junto ao INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial.

O financiamento por proposta chega a até 150.000,00 (cento e cinqüenta mil reais), incluindo recursos para contratação de bolsistas e aquisição de materiais de consumo e permanentes, dentre outros.

Como descrito no edital, “A indicação geográfica confere ao produto ou ao serviço uma identidade própria, visto que o nome geográfico utilizado junto ao produto ou ao serviço estabelece uma ligação entre as suas características e a sua origem. Conseqüentemente, cria um fator diferenciador entre aquele produto ou serviço e os demais disponíveis no mercado, tornando-o mais atraente, competitivo e confiável.”

Essa iniciativa poderá resultar na difusão de pesquisas que visam apoiar as comunidades produtoras, além de valorizá-las através do incentivo à produção competitiva para o mercado local, nacional e até mesmo internacional.

Por isso, propomos unir a força da Multicampia da UNEB com o apoio das Coordenações de Projetos, de Propriedade Intelectual e de Difusão e Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação pertencentes a Agência UNEB de Inovação para a elaboração e submissão de projetos ao edital da FAPESB e assim contribuir tanto para o crescimento das comunidades do entorno da Universidade quanto para a produção e difusão das pesquisas realizadas na mesma.

Para ter acesso ao edital na íntegra, clique aqui.

Para maiores informações, entre em contato com a Agência UNEB de Inovação:

inovação.uneb@gmail.com / (71) 3117-2415

Nenhum comentário:

Postar um comentário