Este foi um dos primeiros resultados do projeto "Sistema de produção para cultivo de bijupirá (Rachycentron canadum) em pequena escala”, encaminhado pela empresa que faz parte do programa de incubação de empresas da INCUBATEC. O projeto foi aprovado no edital Nº 017/2008 da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia – FAPESB, na modalidade PAPPE Subvenção, desenvolvido em parceria com a UNEB.
A pesquisa tem como proposta desenvolver um sistema de cultivo ambientalmente sustentável e de baixo custo para a produção em pequena escala do bijupirá em áreas que possam ser utilizadas por pequenos e médios produtores – regiões estuarinas e marinhas em áreas abrigadas e de pouca profundidade. O projeto é constituído por diferentes etapas interligadas. Na primeira delas, está sendo desenvolvido o projeto de engenharia e design para a construção dos protótipos de tanques-rede e estruturas de apoio. Na segunda etapa será realizado um cultivo teste para validação e ajustes dos equipamentos desenvolvidos, e definição do protocolo de cultivo. Na terceira etapa será delineado um sistema de gerenciamento do cultivo para auxiliar no controle, armazenamento, organização e processamento de dados técnicos e econômicos.
Na fotografia: Flávio Lima, coordenador de propriedade intelectual da Agência UNEB de Inovação e Fabrício Freitas, engenheiro de pesca e pesquisador da SETA, na Delegacia Regional do Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI, em Salvador/BA. (Divulgação)