quarta-feira, 29 de junho de 2011

Lançamento do site “A Física e o Cotidiano”

Dia 15 de julho, às 8h30, na sala de videoconferência do Laboratório de Educação à Distância (LED), do IAT-Instituto Anísio Teixeira, será lançado o Site A Física e o Cotidiano, um produto do projeto “A Física e o Cotidiano”.

Yuri Bastos, um dos coordenadores do projeto, conta que inicialmente sua equipe identificou uma grande dificuldade para a aquisição de professores de física no Estado, e além disso, que os professores não relacionavam a física com o dia a dia dos estudantes. “O professor e o estudante não conseguem identificar como os conteúdos existentes na matéria de física são úteis em suas vidas. Para eles, essa disciplina não é muito bem vista. Então, com o intuito de se fazer uma relação dos conhecimentos da física com o cotidiano, de tornar o seu ensino mais atrativo, foi feito esse projeto, que tem uma visão mais lúdica. Todos os personagens criados estão inseridos na realidade baiana”, complementa Bastos.

Para produzir A Física e o Cotidiano, foi reunida uma equipe multidisciplinar que envolveu físicos, pedagogos, roteiristas, designers, programadores, historiadores, técnicos de estúdio, cinegrafistas, editores e dubladores, o que resultou em 41 softwares, 13 vídeos, 11 áudios e 30 experimentos, cuja função é apoiar o professor de física na sala de aula, além de promover a interatividade e a experimentação por parte dos alunos. Para complementar o conteúdo do site estão sendo finalizados o jogo RPG Educacional e o software mediador de pontos de vista, Panteon Escolar.

Entre os profissionais que coordenaram importantes ações no Projeto A Física e o Cotidiano, estão também os professores da UNEB, Alfredo Matta, do Departamento de Educação, responsável pelo teor sócio-construtivista do projeto, e Paulo Ramos, do Departamento de Ciências Exatas e da Terra, o qual, junto com um dedicado grupo de físicos, realizou intensa e cuidadosa pesquisa para elaboração do conteúdo de física dos objetos educacionais.

A Física e o Cotidiano é um projeto da Secretaria da Educação do Estado da Bahia – SEC, em parceria com a Universidade do Estado da Bahia - UNEB e com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE, o Ministério da Educação – MEC, o Ministério de Ciências e Tecnologia – MCT e o Governo Federal.

Saiba mais aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário