segunda-feira, 12 de março de 2012

Inovação e divulgação de projetos em jornais são novos critérios de avaliação da produção científica

Brasília – O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) vai acrescentar, na plataforma eletrônica Lattes, que traz currículos e atividades de 1,8 milhão de pesquisadores de todo o país, duas novas abas para divulgação pública. Em uma delas, os cientistas brasileiros informarão sobre a inovação de seus projetos e pesquisas; e na outra, deverão descrever iniciativas de divulgação e de educação científica.

Com a mudança, cientistas de todos os campos de investigação deverão descrever, na Plataforma Lattes, dados sobre a organização de feira de ciências, promoção de palestras em escolas, artigos e entrevistas concedidas à imprensa – além das informações básicas como dados pessoais, formação acadêmica, atuação profissional, publicações, linhas e projetos de pesquisa, áreas de atuação e domínio de idioma estrangeiros. A intenção do CNPq é aumentar o conhecimento da sociedade sobre as atividades científicas que ocorrem no país.

veja a notícia completa aqui.

quinta-feira, 8 de março de 2012

1º Prêmio Cult-Vi Fotografias com o tema "Cores do Sertão: cultura e cotidiano"

O Núcleo de Cultura Visual, Educação e Linguagem do DCH4, UNEB-Jacobina, lança o 1º. Prêmio Cult-Vi Fotografias com o tema Cores do Sertão: cultura e cotidiano. O Prêmio que tem por objetivo incentivar os estudantes e a população em geral para o uso da fotografia como registro e expressão das belezas naturais e culturais do sertão, premiará os vencedores no dia 30 de agosto de 2012, ocasião em que organizará a exposição dos trinta melhores trabalhos. As inscrições das fotografias se darão na sede do Núcleo (Cult-Vi) no Departamento de Ciências Humanas, DCH4, UNEB/ Jacobina, no período de 08/05/2012 a 02/06/2012. Informações mais detalhadas sobre Inscrições, seleção e condições de participação, encontram-se no Edital do prêmio de Fotografia do Cult-Vi

Confira o edital do prêmio aqui.

terça-feira, 6 de março de 2012

quinta-feira, 1 de março de 2012

SEI disponibiliza Cadastro de Exportadores baianos

A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) passa a disponibilizar em seu site (www.sei.ba.gov.br) o Cadastro de Exportadores da Bahia (CADEX). O Cadastro está organizado por empresas e por produtos exportados, e foi desenvolvido em parceria pelas Coordenações de Comércio Exterior e Informática da SEI.

O sistema permite a identificação rápida do universo das empresas exportadoras baianas – incluindo nome, endereço, telefone, fax e URL. Por meio de módulos de consulta é possível relacionar empresas e produtos exportados, com fácil visualização e por ordem alfabética. No caso dos produtos foi utilizada a Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) para identificação.

O coordenador de Comércio Exterior da SEI, Arthur Souza, ressalta: “O CADEX tem a finalidade de promover as empresas exportadoras, proporcionando maior visibilidade e conhecimento aos produtos exportados pela Bahia no mercado internacional”. Souza também explica que a nova versão busca integrar as diversas ações desenvolvidas pelo Governo do Estado nesta área, o que será útil para importadores, entidades e empresas interessadas em obter as informações.

A primeira listagem oferecida é relativa ao ano de 2010 e contém 882 produtos e 407 empresas, em pessoa física ou jurídica, e foi obtida a partir do banco de dados do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). No momento os dados de 2011 estão em fase de sistematização e estarão disponíveis a partir de maio de 2012. No ano de 2011 a Bahia atingiu saldo comercial de US$ 3,2 bilhões, tendo as exportações alcançado recorde histórico de US$ 11 bilhões, um crescimento de 24% em relação a 2010.

Fonte: Ascom/SEI
71 3115-4729