Nos dias 01 e 02 de Dezembro de 2011, a Agência UNEB de Inovação realizou o I Fórum de Inovação e Empreendedorismo. Na abertura do evento, o público pôde conhecer o novo Coordenador Executivo da Agência UNEB de Inovação, o Prof. Dr. Claudio Amorim, que falou um pouco sobre suas expectativas quanto às atividades desenvolvidas pela Agência.
O tema do I Fórum; Uma parceria em prol das Tecnologias Sociais foi oportunamente questionado por um dos primeiros convidados a palestrar no evento; o polêmico professor da UNICAMP, Renato Dagnino. Segundo ele, o plural “tecnologias sociais” é usado de maneira equivocada, como se existissem vários tipos dessa tecnologia, quando o que existe é Tecnologia Social, enquanto um conceito. Este foi apenas um ponto de discussão da sempre controvertida palestra do Professor Dr. Dagnino, que contou com a participação de Gerson Guimarães, do Instituto de Tecnologia Social – ITS, um antigo conhecido de Dagnino, muitas vezes contrário ao seu posicionamento, moderando a palestra.
Na tarde do dia 1º, o Professor Gerson Guimarães teve a oportunidade de expor seus conhecimentos e linha de atuação no mini-curso intitulado “Tecnologia Social e Desenvolvimento Local”. Concomitantemente, acontecia a palestra do Prof. Dr. Claudio Amorim; Inovação para o Desenvolvimento, seguida da palestra do Coordenador de Propriedade Intelectual da Agência UNEB de Inovação, Flávio Lima que falou sobre Inovação Tecnológica e Projetos em Propriedade Intelectual.
Na manhã do dia 02 de dezembro, ocorreu a mesa redonda “A importância das Incubadoras no desenvolvimento de Tecnologias e Inovação na Bahia”, ministrada pelo Prof. Leonardo Dell’Orto (Coordenador da INCUBATEC) e o Prof. Ms. Flávio Marinho (Sócio da BRAIN – Brasil Inovação). Nesse mesmo dia, foram reunidos representantes das incubadoras da UNEB para tratar sobre a importância dessas instâncias dentro da Universidade e mostrar os projetos e resultados das suas atividades ao longo do tempo. Estiveram presentes Leonardo Dell’Orto e Denise Zottolo (INCUBATEC), Mauricio Nogueira (ITCP) e Zilda Paim (INCUBA).
O evento teve um saldo extremamente positivo, pois possibilitou discussões e debates de grande relevância para nossa Universidade. Além disso, contamos com uma grata surpresa preparada pela Profª Maria de Fátima Frazão do Campus VII - Senhor do Bonfim, que organizou a vinda de boa parte de seus alunos em ônibus da prefeitura da cidade, especialmente para prestigiar o evento.