quinta-feira, 19 de maio de 2011

Atenção estudantes e pesquisadores! Abertas as inscrições para o PRÊMIO JOVEM CIENTISTA 2011


Considerado um dos mais importantes reconhecimentos aos cientistas brasileiros, o Prêmio Jovem Cientista - PJC foi instituído há 30 anos, pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com a participação da Fundação Roberto Marinho. Desde então, o PJC teve mais de 15 mil trabalhos inscritos e premiou 152 estudantes e pesquisadores.

Em sua XXV edição, o Prêmio Jovem Cientista tem como tema “Cidades Sustentáveis” e vai reconhecer pesquisadores e estudantes, que estão inovando para transformar as cidades em ambientes sustentáveis, nas seguintes categorias; Graduado, Estudante do Ensino Superior, Estudante do Ensino Médio e Mérito Institucional.

O critério utilizado para a concessão do Mérito Institucional será o da instituição com o maior número de trabalhos considerados de qualidade pelas comissões julgadoras, sendo sua premiação a de maior valor em dinheiro: R$ 35.000,00 (trinta e cinco mil reais).

A entrega da premiação é feita pelo (a) presidente da República e reúne autoridades governamentais e expoentes da área da Ciência e Tecnologia.

Originalidade, inovação, contribuição ao conhecimento do assunto, melhoria da qualidade de vida da população e solução de problemas do cotidiano são os critérios de fundo das pesquisas. Mas, a forma também conta. É analisada a qualidade do texto quanto à linguagem e à objetividade.

As inscrições serão realizadas de 02 de maio a 31 de agosto de 2011.

Mais Informações: Jovem Cientista

terça-feira, 3 de maio de 2011

V Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia - FORTEC

A Agência UNEB de Inovação se fez presente no V Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia - FORTEC, realizado em Salvador/BA entre os dias 25 e 29 de abril de 2011.

O evento foi organizado pela UFBA (Universidade do Estado da Bahia), UESC (Universidade Estadual de Santa Cruz), INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), FAPESB (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia), REPITTEc (Rede de Proteção à Propriedade Industrial e Transferência da Tecnologia da Bahia), IFBA (Instituto Federal da Bahia), FAPEX (Fundação de Apoio à pesquisa e à extensão), UESF (Universidade do Estadual de Feira de Santana), UNEB (Universidade do Estado da Bahia) e UNIFACS (Universidade Salvador).

A temática do evento foi “Inovar para Crescer: O novo paradigma do desenvolvimento nacional” tendo como finalidade discutir processos de gestão da inovação e transferência de tecnologias, nos ambientes das Instituições de Ciência e Tecnologia, públicas e privadas, como também, promover o desenvolvimento de parcerias público-privadas em prol da aceleração da inovação nos ambientes empresariais em todos os setores da economia brasileira.

Além das palestras e mesas redondas O V FORTEC ofereceu quatro cursos que discutiam as temáticas: Prospecção Tecnológica e Inteligência Competitiva, PRG Art & Science of Patent Searching, Patentability, Validity & Infringement, Análise Estratégica de Patentes, Inteligência e Vigilância Tecnológica.