A Pró-Reitoria de Pesquisa e Ensino de Pós-Graduação – PPG da Universidade do Estado da Bahia, através da Agência Uneb de Inovação, está promovendo um ciclo de debates sobre inovação. O objetivo é reunir especialistas da área, professores, pesquisadores, estudantes e os demais interessados para discutir questões referentes à inovação.
A primeira mesa-redonda discutirá dois pontos importantes para a construção da Política de Inovação da UNEB: a relação universidade-empresa e a importância das tecnologias sociais nesse processo.
Os palestrantes convidados são o Professor Dr. Renato Dagnino, do Departamento de Política Científica e Tecnológica da UNICAMP e Coordenador do Grupo de Análise de Políticas de Inovação (GAPI) e a Gerente de Tecnologia e Inovação do Instituto Euvaldo Lodi (IEL/BA) Tatiane Mascarenhas, Especialista em Inovação e Difusão Tecnológica pela UNEB/ABIPTI e mestre em Administração pela UFBA.
A mediação será feita pelo Pró-Reitor de Pesquisa e Ensino de Pós-Graduação da UNEB, Prof. Dr. José Cláudio Rocha.
O evento acontecerá no dia 08 de Julho, das 14h00 às 18h00, no Auditório Jurandyr Oliveira no Departamento de Educação do campus I da UNEB, com entrega de certificados.
As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas pelo email inscricao.popciencia@gmail.com
Mais informações pelo telefone (71) 3117-2474.
Resumo do Currículo Lattes dos integrantes da mesa
Renato Peixoto Dagnino
Professor Titular no Departamento de Política Científica e Tecnológica da UNICAMP e tem atuado como Professor Convidado em várias universidades no Brasil e no exterior. Doutor em Ciências Econômicas pela Unicamp e Pós-Doutor na aera de Estudos Sociais da Ciência e Tecnologia, pela Universidade de Sussex. Incorporou-se à UNICAMP em 1977, onde participou da criação do Instituto de Geociências e da área de Política Científica e Tecnológica da Universidade. Atualmente é Coordenador do Grupo de Análise de Políticas de Inovação (GAPI) e dedica-se ao estudo das relações Ciência - Tecnologia - Sociedade na América Latina. Mais especificamente, à análise da política relativa ao complexo público da pesquisa e da educação superior, à gestão estratégica da inovação, à adequação sócio-técnica, à construção de um estilo de Política de C&T aderente ao cenário de democratização latino-americano e ao estudo do debate sobre o determinismo tecnológico e a neutralidade da ciência.
Tatiane Cordeiro Mascarenhas
Possui graduação em Comunicação Social com hab. em Relações Públicas pela UNEB (1997) e graduação em Administração de Empresas pela Universidade Católica do Salvador (1999). Especialista em Inovação e Difusão Tecnológica pela UNEB/ABIPTI (2004) e mestre em Administração pela UFBA (2008). Atualmente é gerente operacional do Instituto Euvaldo Lodi da Bahia. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão de Projetos, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão da inovação, propriedade intelectual.